A Companhia das Ilhas lança este mês de Março uma nova colecção de livros. Denomina-se terceira margem e terá o ensaio como género preferencial. Inaugura-se com a obra O Exercício da Violência. A Arte enquanto Tempo, de Helder Gomes Cancela, professor de estética na Universidade do Porto.
O livro será apresentado pelo crítico e professor Osvaldo Silvestre no próximo dia 20, pelas 19 horas, na Livraria e Antiquário Miguel de Carvalho, em Coimbra, numa sessão integrada no festival de poesia Mal Dito (de que faz parte também uma feira do livro de poesia em que a Companhia das Ilhas participa).
No Porto, a apresentação estará a cargo do poeta e ensaísta Bernardo Pinto de Almeida e terá lugar dia 26, pelas 18 horas, no Forum FNAC de Santa Catarina.
O Exercício da Violência. A Arte enquanto Tempo
Por que é que algumas obras de arte se revelam capazes de sobreviver à violência da história, da diferença cultural e da diversidade subjetiva?
Por que é que algumas obras são capazes de suportar melhor do que outras o desfasamento inevitável entre aquilo que o autor diz e representa e aquilo que os espectadores e leitores vêem ou lêem?
Partindo da constatação de que algumas obras demonstram, de facto, uma particular capacidade para se projectarem para além do tempo e do espaço em que foram produzidas, este conjunto de micro-ensaios interroga-se acerca da natureza das obras e experiência estéticas.
O Exercício da Violência: A Arte enquanto Tempo é um ensaio constituído por múltiplos micro-ensaios que procuram pensar a arte e a literatura a partir das relações de recepção.
Helder Gomes Cancela
Nasceu em 1967. É docente da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde lecciona Estética e Crítica de Arte. É investigador no i2ADS, Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade. Possui um doutoramento em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a mesma instituição onde se licenciou e concluiu um mestrado, ambos em Filosofia.
Publicou Relativismo Axiológico e Arte Contemporânea: Critérios de Recepção Crítica das Obras de Arte (ensaio, 2004), Anunciação (romance, 1999), Novembro (poesia, 2003), De Re Rustica (romance, 2011), todos nas Edições Afrontamento.
Deixe uma Resposta