Colecção azulcobalto/teatro

Dia Mundial do Teatro

COMPANHIA DAS ILHAS

LANÇA COLECÇÃO DE TEATRO 

A editora Companhia das Ilhas lança uma colecção de teatro dirigida por Rui Pina Coelho e Carlos Alberto Machado. No início da sua actividade, a editora publicou Bela Dona e Outros Monólogos, de Pedro Eiras, na colecção azulcobalto, que, a partir de agora, se renova como série autónoma dedicada à publicação de textos teatrais de autores portugueses contemporâneos – a azulcobalto / teatro.

Esta azulcobalto / teatro da Companhia das Ilhas é especialmente dedicada à edição de peças breves. Monólogos, dramas poéticos, peças em um acto, debuxos teatrais, enfim, textos para teatro de pequena dimensão. São textos já apresentados em palco e que com a edição vêem a sua vida prolongada. São textos que aguardam ainda a concretização cénica. São textos construídos para um espectáculo em particular e muito próximos do palco. São textos escritos pelo combate entre o autor e a página. São textos resultantes de contextos muito diversos, mas todos eles indiciando a vitalidade da nova dramaturgia portuguesa no século XXI e que comprovam a dinâmica da literatura dramática portuguesa contemporânea.

Este projecto editorial tem também como característica a de estar aberto a colaborações com criadores e companhias teatrais que queiram associar os seus espectáculos à edição dos textos.

Textos de Rui Pina Coelho, com Às vezes quase me acontecem coisas boas quando me ponho a falar sozinho, em Abril, e Tiago Rodrigues, com Peça romântica para um teatro fechado, em Setembro, são os primeiros a dar corpo à colecção azulcobalto / teatro. Seguir-se-ão os dramaturgos Armando Nascimento Rosa, Miguel Jesus, Luís Campião, Mickael de Oliveira, Luís Mestre, Nelson Boggio e A. Branco. O ritmo de publicação será de três obras por ano, a aumentar à medida que surjam parcerias (criativas e institucionais).

Rui Pina Coelho

Rui Pina Coelho

Carlos Alberto Machado

Carlos Alberto Machado

Rui Pina Coelho (Évora, 1975) é crítico teatral, dramaturgista, autor e tradutor. Docente na Escola Superior de Teatro e Cinema, colabora como investigador com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa e com o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação. É membro do Conselho Redactorial da revista Sinais de Cena e da Direcção da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Como dramaturgista e autor tem colaborado com os encenadores Gonçalo Amorim e Carlos Marques. Carlos Alberto Machado (Lisboa, 1954) é, além de editor da Companhia das Ilhas, dramaturgo, desde há muito ligado à prática teatral (Grupo de Teatro de Campolide/Companhia de Teatro de Almada). Durante quase uma década leccionou no curso de teatro da Universidade de Évora (escrita teatral, análise dramatúrgica e antropologia do teatro, entre outras).

Tiago Rodrigues

Tiago Rodrigues

Pedro_Eiras_01_Cor

Pedro Eiras

Anúncios

2 comentários to “Colecção azulcobalto/teatro”

  1. Carlos e Rui, pena que a colecção Azulcobalto já tenha a programação tão cheia, agora que tenho duas peças pequenas, em um acto, disponíveis para publicação. Fica para depois. Abraços para vocês.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s