Luís Filipe Cristóvão sobre O Fardo do Homem Branco

O Fardo do Homem Branco

de Madalena de Castro Campos

por Luís Filipe Cristóvão

«O que se conhecia de Madalena de Castro Campos, que tem vindo a publicar no blogue les cahiers de la mariée, já dava o tom daquilo que se encontra n’ O Fardo do Homem Branco, o seu primeiro livro, publicado pela açoriana Companhia das Ilhas. Uma poesia fortemente cínica, no modo como a partir de uma personagem feminina vai desconstruindo o marialvismo ainda latente na cultura portuguesa. A utilização, no título, da referência a Rudyard Kipling, acaba por dar um tom pesadamente irónico ao que encontramos dentro deste pequeno volume.

Tematicamente, Madalena de Castro Campos constitui um corpus coeso, percebendo-se o seu sentido auto-crítico na forma como selecionou os textos que havia publicado na rede. O elemento masculino dos seus poemas surge sempre fragilizado na sua unidimensionalidade de procura de satisfação sexual, à qual o elemento feminino se aproxima como elemento facilitador. Ao mesmo tempo, a revelação do cinismo surge enquanto a sua participação no ato é sempre intelectualmente marcada por um certo sentido de superioridade.

O vocabulário da desonestidade, da vingança, da facilidade de praticar a teatralidade das ações está marcadamente presente em toda a obra. Mas a personagem ativa deste livro vai mais longe, nomeando algumas das vezes o homem que subjuga – falando do poeta –, como também denotando um forte desprezo pela mulher velha, de “mamas caídas” ou “carne amarga”.
Em resumo, O Fardo do Homem Branco é uma interessante proposta para uma nova voz da poesia portuguesa, que puxa para este género uma liberdade de linguagem mais característica da prosa e mais habitual das publicações na rede. O grande risco que corre a poesia de Madalena de Castro Campos é encontrar, no leitor, alguém tão cínico como o seu texto, que acabe por, na desconstrução do mesmo, esvaziar as potencialidades da sua proposta. Mas, lá está, a ironia era já a aposta demarcada no próprio título.»
Capa Madalena C Campos_REV2
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s