José Mário Silva sobre «Baixo-Relevo», de R. Lino

Como um pequeno felino paciente

Baixo-Relevo
Autora: R. Lino
Editora: Companhia das Ilhas
N.º de páginas: 37
ISBN: 978-989-8592-19-4
Ano de publicação: 2013

R. Lino (n. 1952) é uma autora mais do que bissexta. Depois de alguns livros publicados na década de 80, e da significativa inclusão numa célebre antologia organizada por Al Berto, Rui Baião e Paulo da Costa Domingos (Sião, Frenesi, 1987), houve um hiato que durou até 2012, quando : Predação :/ Urânia, Nós e as Musas surgiu em edição de autor. Baixo-Relevo, oitavo título da colecção de poesia da micro-editora açoriana de Carlos Alberto Machado, é um livrinho que se escora nas «paredes da memória». Iniciado em 1984, foi «posto em sossego» e lentamente acrescentado ao longo de quase três décadas, «como um pequeno felino paciente no quotidiano da sua ‘impublicação’».


A demora conferiu aos poemas uma espécie de serenidade ontológica, a da sobrevivência ao passar do tempo, o mais implacável dos crivos (já o dizia Horácio). Esta é uma poesia discreta, esquiva, felina no modo como segue «o movimento dos pássaros» e das coisas, próxima do «silêncio das palavras» rasgado pelos «ossos da voz», atenta aos «leves acasos que acenam», mas também ansiosa por se misturar com «essas terras de aluvião» em que confluem todas as escritas do passado, de Li Po e Bashô a Camões, Sá de Miranda ou Kavafys.
Alguns poemas inclinam-se para «os que querem ver ainda / nesta vida outro fervor», enquanto as «réguas de assomo e segredo» procuram o que talvez não se possa medir: «não só a um país / e ao que fica por dizer / pelos gostos pertencemos / mas só esta é essa língua // em que estamos a tecê-los: / mar, medo, aquele jogo / guerra, glória e aviões / império, tratos d’água // bons e maus, risos / e as alegrias que eu vi / quando em cheio lhe acertavam / todas as horas da fantasia».

Avaliação: 7/10

[Texto publicado no suplemento Actual, do semanário Expresso]

publicou o Bibliotecário de Babel às 22:55 de Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2013 para o arquivo Críticas. Tags:
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s