Colecção B no Brasil

Três poéticas Dissonantes – Escultura Portuguesa Contemporânea
Exposição | 10 de setembro a 8 de outubro
Das 9h às 18h (seg. a sex.) | Das 9h às 14h aos sábados
Galeria do Instituto de Artes da UNESP | São Paulo, Brasil
A convite da UNESP, a Colecção B, Associação Cultural participa em Três poéticas Dissonantes – Escultura Portuguesa Contemporânea uma exposição dedicada a 3 artistas plásticos com trabalho na área da cerâmica contemporânea: Noémia Cruz, Ricardo Casimiro e Virgínia Fróis. Esta exposição, a decorrer de 10 de Setembro a 8 de Outubro de 2012, na Galeria do Instituto de Artes da UNESP, sob a curadoria da Prof. Doutora Lalada Dalglish (UNESP; São Paulo, Brasil), integra os eventos em Comemoração ao Ano de Portugal no Brasil 2012, que ocorrerão paralelamente à 30ª Bienal de Artes de São Paulo.
Para os três artistas, trata-se de encontrar um contexto a partir do qual têm a oportunidade de interpelar realidades mais abrangentes e ser desafiados por novos públicos, mesmo quando a criação encontra raízes nas especificidades do local. Aliando tradição e modernidade e empreendendo vários planos de diálogo entre realidades culturais distintas (as contaminações entre os fazeres tradicionais e as leituras informadas por estéticas e questionamentos contemporâneos, a exposição promove uma leitura profunda da diversidade de vias da criação portuguesa contemporânea em escultura cerâmica, potenciando diálogos e permitindo estabelecer pontes entre realidades aparentemente distantes.
É o caso da criação plástica de Noémia Cruz, produzida no âmbito do Festival Escrita na Paisagem, e reflectindo que a criação contemporânea mergulha as suas raízes nas tradições, sem com isso perder a dimensão universal que lhe garante legibilidade na cena global. Concebida em diálogo com a tradição e inscrevendo nelas plenamente a sua modernidade, as obras de Noémia Cruz reunidas sob o título ‘os meus bonecos’ interpelam fortemente realidades contemporâneas (género e identidade, corpo e sexualidade, análise de papéis sociais e a representação da mulher, etc.) servidas por uma gramática simultaneamente tradicional e disruptiva.
Com as devidas alterações, o mesmo pode dizer-se da obra de Ricardo Casimiro, cuja materialidade plástica convoca o espectador para um universo de transgressão e derisão, marcado por referências transversais à alteridade do monstruoso e à sedução das figuras, dos materiais e das texturas.
 Por fim, a escultura de Virgínia Fróis cruza ainda um território distinto, já que se desdobra pelas práticas de ensino e que a criação a apresentar se declina no sistema mais caro às aprendizagens artísticas, o convívio e a troca de experiências e pontos de vista entre artistas no estúdio, sstema em que as peças de Virgínia Fróis a exibir serão criadas.
A Escultura Portuguesa. Sentido e Significação na Arte de Portugal
Seminário Internacional
12 e 13 de Setembro
Auditório do IFT (4º andar) INSTITUTO DE FÍSICA TEÓRICA – UNESP São Paulo
Ainda no âmbito das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, o Curso de Pós-Graduação em Artes, do Instituto de Artes da UNESP – Universidade Estadual Paulista/SP/Brasil,realiza Seminário Internacional .A Escultura Portuguesa. Sentido e Significação na Arte de Portugal. Este encontro que conta com o apoio do Conselho de Curso de Artes Visuais e Programa de Pós- Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP/SP em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Portugal e com a coordenação Geral da Prof. Dra. Lalada Dalglish, objetiva mostrar, no Brasil, a escultura contemporânea produzida em Portugal, a pesquisa em arte proveniente de universidades portuguesas, assim como a crítica de arte resultante destas pesquisas.
No próximo dia 13 de Setembro, pelas 9:15h, José Alberto Ferreira, director do Festival Escrita na Paisagem, irá ministrar a palestra Escrita na paisagem, paisagens descritas: a escultura no território, num encontro protagonizado pela troca de experiências entre alunos da UNESP e investigadores da área.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s